quarta-feira, 19 de maio de 2010

Empresa Júnior: solo fértil para o Empreendedorismo

“Um Empresário Júnior planeja antes de executar uma atividade e não a faz de qualquer jeito” afirma o ex-presidente da Federação das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina, a FEJESC, Emílio Lock Mesquita, que está abrindo este ano em Florianópolis uma empresa de Consultoria em Gestão. Ele afirma que já pensava em ser empreendedor antes da faculdade, mas que a idéia foi consolidada durante os quatro anos e meio de Participação no Movimento Empresa Junior, “sempre gostei da idéia de abrir meu próprio negócio e as experiências em Empresa Júnior e na FEJESC me fizeram ter mais certeza disso”.

Luís Moretto Neto, Dr. Professor nos Programas de Mestrado e Graduação em Administração e um dos organizadores do livro “Empresa Júnior, espaço de aprendizagem”, publicado em 2004, diz que a participação em Empresa Júnior possibilita ao aluno conhecer processos de saber-fazer aliado ao saber. Tendo uma vivência empresarial durante a graduação, os Empresários Juniores têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades e conhecer suas fraquezas, estando assim, mais bem preparados para o mercado.

Moretto acredita que o tempo de Empresa Júnior ocupa um papel importante na formação de empreendedores. “Na sociedade contemporânea, a visão empreendedora é um fator crítico de sucesso e, nos cursos regulares, esta dimensão nem sempre é trabalhada. Na Empresa Júnior o participante experimenta o processo e entende as dificuldades de empreender no contexto econômico nacional.”

Emílio Mesquita também acredita que os pós-juniores empreeendedores tendem a trazer a cultura do movimento para dentro das suas organizações e que isso se dá pelo fato de aprenderem a trabalhar por resultados e buscar excelência no que fazem. Essa maneira de trabalho fica tão arraigada que eles vão trabalhar desta forma não importando o cargo que ocupem ou o local em que trabalhem. Após a experiência como Empresário Júnior, o estudante estará mais preparado para enfrentar desafios e tornar-se bem sucedido, com capacidade de aplicar os conhecimentos aprendidos independentemente da sua área de atuação.

A Empresa Júnior é um ambiente propício para o desenvolvimento de lideranças empresariais e empreendedores, visando sempre à responsabilidade social e trabalhando valores como a ética, a amizade, o profissionalismo e a inovação. Segundo Moretto “o participante aprende a trabalhar em equipe, a cumprir prazos e a alcançar as metas, sendo que este é o quadro do mundo das organizações e é neste contexto que o egresso do ensino superior necessita estar habituado”. A Empresa Júnior é, como já diz o título do livro, um espaço de aprendizagem.

Por: Luíza Fregapani - Assessoria da FEJESC

Fonte: http://empreendedorismo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=44&Itemid=1

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário