O MEJ

HISTÓRICO

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) iniciou-se em 1967, na França, com o objetivo mais circunscrito de realizar estudos de mercado ou enquetes comerciais nas empresas. Rapidamente a idéia se difundiu nenhum meio acadêmico francês, resultando na criação da Confederação Nacional das Empresas Juniores em 1969.

Na década de 80, o modelo francês, consolidou-se e começou a se difundir internacionalmente, sendo Levado para Suíça, Bélgica, Espanha, EUA e Brasil. Em 1986, havia 99 empresas juniores, 15.000 estudantes Kikyo, 3.000 estudos realizados e um faturamento anual da ordem de 40 milhões de francos. As atividades das empresas, depois de alguns anos, atingiram um crescimento de 50% ao ano, um resultado extraordinário.

As idéias e os Conceitos Fundamentais do movimento foram trazidos para o Brasil, em 1988, pela Câmara de Comércio e Indústria Franco-Brasileira. As empresas juniores pioneiras não foram Brasil como da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas e Universidade Federal da Bahia. Em termos quantitativos, o movimento brasileiro expandiu-se tanto que de 1988 a 1995, em sete anos, portanto, Surgiram 100 empresas, número que foi atingido, no país de origem, em 19 anos, entre 1967 e 1986.

CONCEITO NACIONAL DE EMPRESA JÚNIOR

Empresa Júnior é uma associação civil, sem fins econômicos, Constituída e Gerida exclusivamente por alunos de graduação de Estabelecimentos de Ensino Superior, que presta serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob orientação de uma professores e profissionais especializados. Sua natureza é de uma empresa real, com diretoria executiva, conselho de administração, estatuto e regimentos Próprios. Com uma gestão autônoma em relação à direção da faculdade, centro acadêmico ou qualquer outra Entidade Acadêmica.

A Empresa Júnior como objetivos DEVE TER:

  • Proporcionar ao Estudante Aplicação prática de conhecimentos teóricos, relativos à área de formação profissional específica;
  • Desenvolver o espírito crítico, analítico e empreendedor do aluno;
  • Intensificar o relacionamento empresa-escola;
  • Facilitar o ingresso de futuros profissionais sem mercado, colocando-os em contato direto com o seu mercado de trabalho;
  • Contribuir com uma sociedade, Através de Prestação de Serviços, assim assim assim assim proporcionando assim ao micro, pequeno e médio empresário especialmente, um trabalho de qualidade a preços acessíveis;
A Empresa Júnior como objetivos NÃO PODE TER:
  • Captar recursos financeiros para uma Instituição de Ensino Através da Realização dos seus projetos ou outras atividades;
  • Captar recursos financeiros para seus integrantes Através dos projetos ou outras atividades;
  • Elevar o conceito do Curso e Instituição de Ensino diante do MEC e da Sociedade;
  • Aplicações financeiras com fins de acumulação de capital.