quarta-feira, 30 de junho de 2010

FEJEPE promove o VI Conectividade no próximo sábado

Próximo sábado, dia 03 de Julho, a Federação de Empresas Juniores de Pernambuco (FEJEPE) irá realizar a VI Edição do Conectividade, evento que tem como objetivo “promover o desenvolvimento intelectual dos empresários juniores pernambucanos e da comunidade acadêmica em geral, através da abordagem de temas relacionados às áreas de Gestão e Negócios”.

Dentro do Movimento de Empresas Juniores (MEJ) a participação de empresários juniores em eventos como esse é uma grande oportunidade para trocar informações e realizar benchmarking com outras EJs, é ainda uma oportunidade de intensificar a rede de relacionamentos, contribuindo para a o desenvolvimento e divulgação da EJ no Movimento e estabelecendo contatos futuros na área profissional.

No VI Conectividade, os empresários irão participar de atividades de integração e capacitação, como apresentação de cases, palestras e grupos de discussão, além de momentos de networking.

Em relação às palestras, estas ajudam os participantes do evento a entender melhor sobre assuntos de interesse comum, e, acima de tudo, abordam temas atuais que estão em foco no mercado de trabalho. A partir dos Grupos de Discussão, os empresários têm a oportunidade de passar experiências para outras EJs e aprender sobre as atividades e funções de cada Diretoria. Essa é uma forma de desenvolver as práticas de gestão interna e de gestão de projetos. Já com a apresentação dos cases, os empresários conhecem as melhores práticas de gestão e, de acordo com a realidade de cada EJ, esta pode utilizá-las adaptando-as para alcançar a eficiência nos resultados.

Com base nessas atividades percebe-se as vantagens que se pode ter, e experiências que podem ser adquiridas participando de eventos do MEJ. Então, aproveite o VI Conectividade, se desenvolva profissionalmente e desenvolva a sua Empresa Júnior!

Para mais informações e Inscrições, acesse o site do evento:

Até lá!

terça-feira, 29 de junho de 2010

FEJEPE divulga cases aprovados para o VI Conectividade

Veja abaixo o resumo dos cases que serão apresentados:

ADM Soluções – Processo Seletivo: Valor Presente, Valor Futuro

O case se propõe a apresentar uma alternativa de solução para um problema comum em empresas juniores: o alto índice de turnover. Para tanto, foi utilizado o processo seletivo como ferramenta para a diminuição de tal índice. O diferencial é a metodologia de avaliação por competência aliada à análise e descrição de cargos, auxiliando na identificação do perfil de cada candidato e, consequentemente, realizando uma melhor escolha para a empresa.

Citi – Portal de Processos

No ambiente de empresas juniores, uma característica marcante é a alta rotatividade. Com esta troca contínua, grande parte do conhecimento da organização se perde, pois todos os processos e materiais adquiridos durante a gestão acompanham a saída dos integrantes. É necessário, dessa forma, operacionalizar a transição de atividades do conhecimento tácito para o conhecimento explícito. Esse trabalho apresenta uma experiência no uso de uma ferramenta on-line desenvolvida para apoiar a comunicação e a melhoria contínua das atividades organizacionais e a gestão do conhecimento, aplicável a qualquer empresa júnior.

EJA Consultoria – Sistema de Avaliação de Desempenho Empresarial S.A.D.E – Avaliação da Gestão como forma de desenvolver a EJ

O S.A.D.E é o sistema de avaliação do desempenho da EJA Consultoria. O mesmo é utilizado como ferramenta eficaz para controlar as metas estabelecidas pela empresa durante seu Planejamento Estratégico anual. Através do S.A.D.E é possível a identificação dos resultados de todos os Departamentos da empresa, no que tange o alcance de suas metas, como também as necessidades e dificuldades que são enfrentadas para o alcance de seus objetivos.

O Controle dos Resultados da EJA é realizado através de Indicadores de Desempenho, ao todo existem 25 indicadores na empresa. Estes indicadores são divididos por departamentos (cada departamento possui indicadores que estão alinhados aos objetivos estratégicos da organização) e são gerenciados pelos seus respectivos Diretores junto à Diretoria da Qualidade, esta não possui indicadores próprios. Essa ação conjunta ocorre para que haja o monitoramento das metas estabelecidas pelos indicadores e para a criação de planos de ação que possibilitem o alcance das mesmas.

Fcap Jr. - O trabalho do Marketing de Relacionamento no aumento da satisfação do cliente

Hoje quem dita as regras do mercado são os consumidores, enquanto as empresas lutam para manter-se competitivas e proporcionar aos seus clientes experiências positivas em todos os momentos de contato com o produto ou serviço. Para que esse contato seja “perfeito”, muitas empresas estão trabalhando com o marketing de relacionamento, ou seja, a construção, proativa, de um relacionamento duradouro entre empresa e cliente. O trabalho em uma empresa júnior não é diferente, nem menos árduo, é, inclusive, mais difícil, tendo em vista o pouco conhecimento que o mercado tem sobre o movimento empresa júnior e a pouca confiança depositada no trabalho das EJ’s. O marketing de relacionamento foi um dos conceitos que a FCAP Jr. Consultoria adequou à sua realidade e aplicou nas atividades voltadas para o cliente, aumentando sua satisfação e confiança no trabalho ofertado.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Empresa júnior é também caminho para empreendedorismo

Até mais do que num estágio, a experiência numa empresa júnior visa propiciar ao estudante a compreensão geral do funcionamento e da atuação de uma companhia. Afinal, além de lidar com os eventuais clientes e com os projetos desenvolvidos internamente, os alunos têm de cuidar do funcionamento da própria empresa. Para tanto, assumem cargos de gerência e direção. Oportunidade que, evidentemente, não existe para estagiários.

Assim, além de colocar em prática as teorias apreendidas em sala de aula - seja qual for o curso - e ter essa chance de conhecer a atuação empresarial do ponto de vista hierárquico, participar de uma empresa júnior pode ainda ser uma oportunidade de empreender. Essa é a proposta descrita no Conceito Nacional de Empresa Júnior, publicado pela Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresa Júnior), que define como uma das finalidades das empresas juniores fomentar o empreendedorismo.

Segundo Flávia Leal, diretora de comunicação da Brasil Júnior, isso acontece em função das chances organizacionais dentro destas empresas. "A grande oportunidade é justamente o fato de que os universitários têm autonomia para gerir como se a empresa fosse deles, apenas com orientação dos professores. Alem disso, há projetos externos em que os estudantes têm contato com o mundo real, com prestação de serviços para o mercado", diz ela.

Dentre os possíveis benefícios para os novos empreendedores, Flávia cita o ganho de conhecimento técnico sobre a profissão obtido a partir do desenvolvimento de projetos, da necessidade de realizar análises setoriais e de fazer planos de negócios. Isso aliado ao desenvolvimento da capacidade de relacionamento com a rede de contatos e todos os interessados em potencial no funcionamento empresa júnior. "É um diferencial útil ao empreendedor e que várias empresas buscam nos estagiários e trainees", afirma ela ao contar que a empresa júnior atua como uma organização convencional, com necessidades semelhantes.

O primeiro desafio imposto pelo processo seletivo de ingresso à Iniciativa Júnior, empresa do curso de administração da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), é justamente a elaboração de um plano de negócios fictício. Apesar disso, todos os argumentos do plano devem ser fundamentados com base na realidade. Ou seja, o projeto deve ser viável e trazer cotações de preços, listas de fornecedores e todos os elementos inerentes a um plano de negócios. De acordo com Stephane Ponte Mattos, diretora de projetos da empresa, nesse primeiro momento a seleção leva em conta a consistência desse plano.

Banho de realidade

Ao ser aprovado nessa etapa, o aluno é encaminhado para uma das diretorias da empresa, onde deve elaborar soluções para um problema cotidiano do departamento. A finalidade desses desafios é trazer os alunos para o ambiente de mercado, afirma Stephane. "O pessoal entra muito cru na empresa júnior e passa a ter noção de como é uma empresa, mais preparados para assumir algum cargo no futuro. Aqui ele desenvolve a capacidade de tomar decisão", afirma ela.

Stephane é aluna do segundo ano de administração da UERJ e afirma que a vivência na empresa júnior tem sido importante para o desenvolvimento de responsabilidades e também para o aproveitamento do conteúdo de sala de aula. "Tenho visto a aplicação prática do que aprendo na teoria com mais responsabilidades do que num estágio convencional, pois aqui estamos no gerenciamento da empresa", explica ela.

Marcos Hashimoto, professor de Empreendedorismo e coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), acredita que o ganho mais significativo para os alunos que passam por empresas juniores é o que chama de banho de realidade. "Os alunos se dão conta de que nem tudo o que aprendem na faculdade ocorre na realidade, que nem sempre a teoria corresponde à prática", declara ele. Hashimoto, que compõe o conselho da empresa júnior do Insper, conta que a maior parte dos clientes atendidos é formada por pequenas e médias empresas.

Assim, a vivência serve também, complementa ele, para que os empresários juniores vejam que a maioria dos clientes atendidos são mal estruturados. Isso é útil, na opinião do professor, para que os estudantes entendam que os empreendedores em geral carecem de conceitos e procedimentos básicos de gestão. "As metodologias modernas que eles aprendem estão muito acima do que os empreendedores precisam e querem. Primeiro é necessário arrumar a casa, organizar as finanças e dimensionar as equipes. Coisas básicas que o aluno precisa colocar em prática para entender", comenta Hashimoto, que destaca ainda que o aprendizado serve para ser aplicado tanto caso o aluno queira trabalhar numa organização quanto se escolher ir para o empreendedorismo. "Coincidência ou não, os meus melhores aluno de Empreendedorismo (disciplina do quarto ano de administração) são os que passaram pela empresa júnior", garante o professor.

Embora traga ganhos pessoais para o aluno que pretende se tornar empreendedor, as empresas juniores não têm a função de atuar como laboratório de projetos ou de futuros empreendimentos. Flávia lembra que, apesar do título de júnior, são empresas plenamente estabelecidas que trabalham com projetos. "A júnior serve para aprender. O que acontece é que às vezes o aluno tem uma ideia de um software, por exemplo. Daí traz para a empresa e desenvolve em conjunto com outros estudantes para chegar a um produto", explica ela.

Hashimoto, por sua vez, conta que já viu muitos casos de alunos que passaram pela empresa júnior com a intenção de se tornar empreendedor. "Muitos percebem que ainda não estão preparados para empreender por conta própria e encaram o aprendizado como um desafio. Mas há também os que desistem totalmente da ideia. Depende da motivação original de cada um", avalia ele.

Fonte: http://migre.me/SY8w

quarta-feira, 23 de junho de 2010

PB Júnior lança Edital de Seleção para novos Assessores e Núcleo



Quer contribuir ainda mais com o MEJ na Paraíba? Seja um dos integrantes da PB Júnior!
O Edital de abertura de novas vagas para Assessores e Núcleo da Federação já foi lançado. O processo seletivo será realizado até o dia 30/06. Os interessados devem enviar um currículo de uma página com os dados pessoais (incluindo telefone e e-mail), descrevendo a experiência que teve com o MEJ e com outras atividades profissionais para o e-mail federacao.pbjunior@gmail.com.
Acesse o Edital Aqui.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Presidente da BJ visita Empresas Juniores da Paraíba

No úlitmo dia 15 de Junho (Quarta-feira) o presidente da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) – Tiago Mitraud, visitou algumas Empresas Juniores da Paraíba. O objetivo da visita foi conhecer de perto o MEJ no estado, as Ejs e os seus diretores a fim de identificar as principais expectativas e dificuldades dos empresários juniores.

No período da manhã, o presiente da Confederação visitou a UniSigma – Empresa Júnior de Administração, Geoprocessoamento e Tecnologia de Sistema da Informação do IFPB - Campus João Pessoa. Logo depois, Mitraud almoçou com alguns membros da Federação Paraibana de Empresas Juniores (PB Júnior) integrando-se e debatendo sobre temas relacionados ao MEJ, processo de confederação e outras dúvidas que surgiram.

Já no período da tarde foi a vez do presidente da BJ conhecer a Otimize (Empresa Júnior de Engenharia de Produção), EJA (Empresa Júnior de Adminstração) e INNOVA (Empresa Júnior de Comunicação), ambas Empresas Juniores da UFPB - Campus I.

Para Tiago Mitraud, essa foi uma grande oportunidade da Brasil Júnior se aproximar mais das Empresas Juniores da Paraíba, contribuindo para o fortalecimento do MEJ e divulgação do papel da BJ diante das empresas juniores do Brasil. “Agradeço a disponibilidade de todos em me receber! Gostei bastante do curto tempo que passei em João Pessoa, espero que tenhamos outras oportunidades no futuro!”, afirma o presidente da BJ.

Além da Paraíba, o presidente da Confederação também visitou empresas juniores de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Para o presidente da PB Júnior, a visita de Tiago Mitraud “foi de extrema importância, pois esse contato presencial da BJ estreita os laços com a Confederação. A atenção aos detalhes ajudou bastante na conversa com os empresários juniores”.

A PB Júnior agradece a presença de Tiago Mitraud e espera continuar estreitando laços com a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, trabalhando junto aos seus objetivos: representação, regulamentação, integração e o fomento à cultura de educação de negócios no Brasil através da disseminação da marca empresa júnior.

Em relação à Integração do Movimento, nos encontramos no ENEJ Bahia 2010!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Já se inscreveu no VI Conectividade?


Faltam apenas 12 dias para o Conectividade! Já se inscreveu? Se não, inscreva-se agora e aproveite o São João com a sua vaga garantida! O evento está em sua VI Edição e já é conhecido pelos Empresários Juniores do Nordeste.
A PB Júnior estará no VI Conectividade e esperamos contar com a presença dos empresários juniores da Paraíba.

Assista ao Vídeo Promocional do Evento

segunda-feira, 21 de junho de 2010

PB Júnior atua na difusão do MEJ no interior da Paraíba

Na última quarta – feira (16/06), o Núcleo de Inovação e Tecnologia do IFPB (NIT) e a UniSigma Consultoria recepcionaram um grupo de alunos do IFPB (Campus de Cajazeiras) que estão articulando a criação de uma empresa júnior na área de Tecnologia da Informação, e que buscam mais informações a respeito.

O grupo, composto por dez alunos e a professora Nadja Rodrigues, teve o dia repleto de atividades, dentre elas, visita à Fábrica de Softwares do UNIPÊ, troca de ideias com o Núcleo de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFPB, discussão com a PB Júnior sobre o Movimento de Empresas Juniores (MEJ) e o conceito de Empresa Júnior, e apresentação da UniSigma Consultoria - Empresa Júnior do IFPB (Campus João Pessoa), formada por estudantes de Administração, Geoprocessamento e Sistemas para Internet.

"O encontro proporcionou a todos os envolvidos a troca de informações e experiências na área de Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial", afirma Geisa Fabiane - Diretora Presidente da UniSigma.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Case da PB Júnior é premiado no Destine 2010!

O Case da PB Júnior "Estratégia: garantindo o alcance dos resultados" foi o 2º Melhor Case no Destine 2010!!
Parabéns à PB Júnior!! Parabéns ao MEJ na Paraíba!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Destine 2010!

No último fim de semana, dias 11, 12 e 13 de Junho, a Federação das Empresas Juniores do Rio Grande do Norte (RN Júnior) promoveu o I Encontro de Empresários Juniores do Estado – DESTINE 2010, cujo objetivo principal foi discutir sobre os Desafios Transformados em Inovações no Nordeste.

O evento contou com palestras de profissionais renomados, apresentação de cases de sucesso, e Workshops, além de Grupo de Discussão, Jogo Empresarial e muita integração.

Durante os três dias, vários empresários juniores puderam trocar informações, conhecer outras EJs e aprender com as suas práticas. Aos participantes do evento, com certeza essa foi uma grande oportunidade de se desenvolver e adquirir experiência para desenvolver a EJ de origem.

Os Empresários Juniores da Paraíba que marcaram presença no Destine foram: Geisa Fabiane – Diretora Presidente da UniSigma (IFPB-PB); Delmo Almeida – Consultor de Marketing da EJA (UFPB-PB), que ainda apresentou um case cujo tema é “Um cliente, Um parceiro”; Dante Tomei – Diretor Presidente da PB Júnior e Narjara Xavier – Diretora de Marketing da PB Júnior e Diretora Presidente da INNOVA.

Para a PB Júnior o Destine foi uma grande oportunidade de apoiar o fomento do MEJ no Rio Grande do Norte, além de mostrar as suas práticas de gestão aos empresários juniores, visto que foi apresentado um case ”pelo Presidente da Federação, cujo título é “Estratégia: garantindo o alcance dos resultados. A Prática foi eleita o segundo melhor case do evento.

A PB Júnior parabeniza à Organização do Destine 2010 e a iniciativa da RN Júnior em realizar o evento, com o objetivo de fortalecer o Movimento no estado e promover a integração entre os empresários juniores.

Nos encontramos nos próximos eventos do MEJ!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

VI Conectividade!!!

Falando em evento do MEJ.. Vem aí o VI Conectividade!! O evento faz parte do Programa de Capacitação - PCF idealizado pela gestão 2007 da Federação de Empresas Juniores de Pernambuco (FEJEPE), com o objetivo de promover o desenvolvimento intelectual dos empresários juniores pernambucanos e da comunidade acadêmica em geral, através da abordagem de temas relacionados às áreas de Gestão e Negócios.

O VI Conectividade será realizado no dia 03 de Julho de 2010 das 9h às 19h, na Faculdade dos Guararapes (FG) – PE, e contará com Rodada de Discussão, Apresentação de Cases de Sucesso, e Palestras.

Para inscrições e mais informações acesse o site: http://www.citi.org.br/conectividade

Esta é mais uma oportunidade de capacitação e integração!

A PB Júnior conta com a presença dos empresários juniores da Paraíba!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A PB Júnior no DESTINE 2010!


A PB Júnior será representada no DESTINE 2010 nos próximos dias 11, 12 e 13 de Junho e irá apresentar um Case de Sucesso, cujo tema é "Estratégia: Garantindo o Alcance dos Resultados". O case é o resultado das estratégias adotadas na gestão interna da PB Júnior para o acompanhamento e controle dos programas e projetos da Federação.

Aproveitamos a oportunidade para dar os Parabéns à RN Júnior, que está promovendo um grande evento que irá influenciar diretamente no desenvolvimento do Movimento de Empresa Júnior na região. O objetivo é conseguir Desafios Transformados em Inovações no Nordeste. E juntos estamos conseguindo transformar!

A PB Júnior Parabeniza também à A.C.E Consutoria (Pernambuco), EJEP (Santa Catarina), UCJ (Minas Gerais), CRIA Júnior (Minas Gerais), Produtiva Júnior (Rio Grande do Norte), ADM Soluções (Ceará), e a EJA Consultoria (Paraíba) pelos Cases aprovados para o evento!

O DESTINE com certeza será uma grande oportunidade para as EJs e Federações realizarem Benchmarking e promover a integração entre os empresários juniores. E juntos vamos fazer esse Movimento crescer!

Até o Destine!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Segunda reunião do Conselho é realizada em Campina Grande!

No último sábado (05 de Junho) a PB Júnior promoveu, entre as 14 e 18h na UEPB - campus I, a segunda reunião do Conselho Deliberativo deste ano e a primeira realizada em Campina Grande na história do MEJ da Paraíba.

A questão de a reunião ser realizada no segundo maior Pólo de EJs no estado é uma das ações que faz parte do processo de expansão da PB Júnior no Movimento Paraibano.

Dentre as Empresas Juniores, estavam presentes os conselheiros representantes da EJA Consultoria, INNOVA Comunicação, ENGAJA, Otimize, NAPPES, Executive, e a mais nova Empresa Júnior da Paraíba – UniSigma.

Os principais assuntos discutidos foram: a avaliação do RAE Abril, destacando os indicadores que estão abaixo da média e as ações corretivas; os próximos eventos do MEJ, com ênfase para os que serão realizados no Nordeste, como o DESTINE, que acontece nos próximos dias 11, 12 e 13 de Junho em Natal; VI Conectividade, que acontece no dia 3 de Julho em Recife; Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ), que acontece entre os dias 4 e 8 de Agosto em Costa do Sauípe – Bahia; Encontro Cearense de Empresas Juniores (ECEJ), cuja data ainda está sendo fechada; e o Encontro Pernambucano de Empresas Juniores (EPEEJ), que está previsto para acontecer entre os dias 12 e 15 de Novembro.

Em seguida foi discutido o processo de Auditoria nas EJs da Paraíba que visa certificar as empresas como EJs reconhecidas nacionalmente, cujo prazo final é até o dia 11 deste mês. Foi discutido ainda a realização dos próximos eventos do MEJ que serão promovidos pela PB Júnior: Expor Jr. e Sábado Júnior. Os principais pontos levantados foram o local e a data de realização.

Por último foi informado que ainda no mês de Junho será lançado um edital para seleção de novos assessores da PB Júnior, além de ter sido mostrado a necessidade e importância das EJs começarem a repassar o valor da anuidade para a Federação, apresentando-se os custos dos projetos da Gestão 2010 e o começo das atividades que trarão benefícios para as EJs.

Ao final da reunião foi servido um Coffe Break para maior integração e descontração entre os presentes. A PB Júnior agradece a todos que compareceram à reunião, e em especial, à NAPPES Consultoria que nos ajudou muito na realização desse encontro com a reserva do auditório e o suporte necessário. Agradecemos também à UniSigma, que realizou os processos de solicitação de um transporte para a locomoção dos conselheiros de João Pessoa até Campina.

Nos encontramos nos próximos eventos do MEJ! E para os que irão, nos encontramos no DESTINE 2010!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Confirmada a Reunião do Conselho em Campina Grande

Está confirmada a reunião do Conselho para este sábado (dia 05 de Junho) em Campina Grande, que será realizada no auditório do prédio do curso de Administração da UEPB, no Centro. A reunião começará as 14h00 com previsão de término as 17h.

Segue a pauta:

  • RAE Maio: avaliação do andamento da Estratégia da PB Júnior até o mês de maio, incluindo os projetos (Dante - 20 minutos);
  • Eventos do MEJ: comunicação sobre os próximos eventos do MEJ, com destaque para os eventos no Nordeste, incluindo o Nacional, Cearense e Pernambucano (Narjara - 20 minutos);
  • Selo Brasil Júnior: finalização da operação que visa certificar as Empresas como EJs reconhecidas nacionalmente (Joselito - 20 minutos);
  • Expo Júnior e Sábado Júnior: início dos trabalhos dos próximos eventos da PB Júnior (Adriana - 30 Minutos);
  • Edital PB Júnior para Assessores: lançamento do edital para novos assessores da PB Júnior (Dante - 15 minutos);
  • Anuidade PB Júnior: explicação dos custos e dúvidas sobre o documento enviado (Dante - 15 minutos).

Para os conselheiros e EJs aspirantes de João Pessoa e cidades próximas, um ônibus irá sair do IFPB - em Jaguaribe - as 10h00.

Importante! Para os que irão à Campina Grande no ônibus do IFPB, é necessário enviar o nº do CPF, RG e nome completo para
diretoria.presidente.pb@gmail.com

Sugerimos também que as EJs levem um ou dois membros como ouvintes, pois essa é uma oportunidade de conhecer outros empresários juniores, tirar dúvidas e ver de perto a função do Conselho Deliberativo.

A PB Júnior conta com a presença de todos!

Att.: Dante Tomei
Diretor Presidente
PB Júnior

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Vem aí o VI Conectividade!!



Para visualizar o Edital de Cases clique aqui.

Mais informações sobre o evento e Inscrições em breve!