domingo, 15 de agosto de 2010

Coluna: Conte sua história

A história da EJA começa em 1991, ano de sua fundação. Há 18 anos em atividade, é reconhecida por ser a primeira Empresa Júnior do estado da Paraíba. A primeira década de sua existência foi marcada por períodos de altos e baixos, devido a pouca gestão do conhecimento entre as transições de diretoria e a alta rotatividade dos membros. Nessa fase, a EJA remunerava os consultores pelos projetos prestados, curiosidade que poucos conhecem.

No final dos anos 2000, a empresa conheceu seu momento de maior dificuldade. A falta de compromisso das gestões na época e a perda de foco a levou a fechar suas portas, reabrindo pouco tempo depois. Desde então, experimentamos um período de crescimento considerável, principalmente devido às políticas de reaproximação ao Movimento de Empresas Juniores adotadas.

Nas últimas gestões a empresa tem colhido os frutos do trabalho desenvolvido ao longo dos anos, obtendo maior representatividade no âmbito estadual, principalmente após ter vencido, por duas vezes seguidas, o prêmio de melhor Case no Conectividade, evento realizado semestralmente em Pernambuco. Como outras conquistas importantes, a EJA também tem o Prêmio Paraibano da Qualidade – Nível I e a condecoração recebida por sermos empresa finalista do MPE estadual, prêmio que reconhece as melhores Micro e Pequenas Empresas da Paraíba.

Dentre as principais práticas da empresa, destacam-se: o Programa Trainee consolidado, a série de eventos A EJA Faz Aprendizado e Experiência – voltados para treinamento e capacitação dos alunos – e o SADE – Sistema de Avaliação de Desempenho Empresarial, implementado em 2009.

Acreditamos que a principal dificuldade da EJA é a mesma da maioria das EJs: a alta rotatividade dos membros. Porém, cabe a nós, empresários juniores, reverter essa dificuldade, consolidando o trabalho que desenvolvemos. Para 2010, esperamos continuar desempenhando o nosso papel com ética e compromisso com as partes interessadas, sempre de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo MEJ estadual e nacional. Na metade do ano, podemos afirmar que até agora estamos no caminho certo. Agora é continuar olhando para frente!

A EJA é a Empresa Júnior do curso de Administração da UFPB - Campus I. Atua na área de consultoria em gestão, e dentre os principais serviços de seu portfólio estão Planejamento Estratégico, Plano de Marketing, Mapeamento de Processos, Recrutamento e Seleção, Pesquisa de Mercado, Plano de Negócios, Plano Financeiro, Programa 8S e projetos customizados.




Contatos:
Telefone: 83 86108264


Por: Vinícius Paiva

Diretor de Marketing

EJA Consultoria


Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário