quarta-feira, 7 de julho de 2010
Liderança, Produtividade e Comunicação
São palavras usadas no dia a dia em empresas em qualquer local do mundo. Querem aumentar a produtividade, comunicar-se melhor com seu público interno e externo, e sabem que para melhorar e alcançar os objetivos é preciso exercer liderança efetiva.
Como então desenvolver o líder? Como aprender ser um líder, que lidera, comunica e apresenta resultados, superando metas e aumentando a própria produtividade, do grupo ou equipe e da empresa, e exercer liderança mesmo em grupos familiares ou comunitários?
A Liderança funciona quando os liderados estão em alinhamento com o líder. Alguns pontos são importantes:
Um aspecto essencial ao desenvolvimento do líder é o compromisso dele para com o desenvolvimento profissional dos membros de sua equipe. Compreendam esta necessidade de transmissão do conhecimento e desenvolvimento de potenciais dentro do grupo.
As empresas modernas funcionam através da formação de equipes, oferecendo oportunidades de desenvolver o trabalho e principalmente, exercitar a liderança, estimulando a capacitação de líderes mais eficientes que favoreçam o desenvolvimento de seus liderados, garantindo assim o crescimento da empresa com o fruto do trabalho das equipes.
Na análise dos seguintes grupos e pessoas que reconhecem a importância da liderança:
- GE General Electric
- Girl Scouts - Escoteiras dos Estados Unidos
- Exercito Americano
- Tom Peters, autor
Podemos ver diversas perspectivas sobre liderança e o que consideram importante. O CEO da GE Jeff Immelt relata “Things Leaders Do” (O que líderes fazem):
- Responsabilidade Pessoal
- Simplificar Constantemente
- Contexto: Como Caber no Mundo
- Gestão de Tempo e Prioridades
- Aprender e Aprender Ensinar
- Estilo Próprio; Viagem dentro de si
- Gestão com Limites: Engajamento, Paixão, Confiança, e Teamwork
- Foco na disciplina e detalhe
- Deixar algumas coisas sem resposta
- Gostar de pessoas
No site das escoteiras Girl Scouts podemos verificar as “Cinco Qualidades de Liderança”
- Autoconhecimento
- Engajamento
- Reconhecer que não sabe tudo
- Estar aberto a mudança
- “Go the Extra Mile” - ir alem do esperado
Do exército americano temos os “Os 11 Princípios de liderança”
- Proficiência Tática e Técnica
- Autoconhecimento e desenvolvimento
- Conhecer os seus soldados e zelar pelo bem estar
- Manter a tropa informada
- Ser o exemplo
- Garantir que a tarefa seja entendida, supervisionada e cumprida
- Treinar os soldados como um time
- Decidir racional e pontualmente
- Desenvolver o sentido de responsabilidade nos subordinados
- Escalar de acordo com a capacitação
- Ser responsável por seus atos
E o autor Tom Peters lista os “Traços de bons lideres”
- Honestidade
- Competencia
- Ser visionário
- Motivar e inspirar
- Inteligencia
- Ser justo
- Buscar diversidade
- Ser corajoso
- Objetividade
- Criatividade
É interessante notar que GE, escoteiras e o exército americano convergem no item autoconhecimento. Um líder precisa se conhecer, saber aprender para poder ensinar, reconhecer que não sabe tudo. Todos os outros pontos também fazem parte do alicerce de sustentação de todo líder de sucesso.
Podemos definir Liderança como um processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo.
Concorda com a definição? Faça um auto-inventário, a “viagem dentro de si” como Jeff Immelt sugere. Anote as características de liderança que você já tem e quais precisam desenvolver. Seja líder de você mesmo, lidere o processo de autoconhecimento e o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Boa viagem!
Thomas F. Reaoch é norte americano, consultor empresarial e conselheiro regional da Amcham Campinas, SP; é autor do livro Seja executivo e não executado!; Palestrante conhecido como o ”Rei de Networking”, e comentarista na Rádio Bandeirantes Campinas. www.thomasreaoch.com.br
Fonte: http://migre.me/Vb0v
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